Criticidade?
Essa palavra ainda não possui nenhuma definição –Dicionário informal ou formal na internet, portanto pela minha definição é….
Criticidade
Somos críticos por natureza. No mínimo, o brasileiro tem uma tendência a ser muito crítico. Será que usamos o bom senso no uso da criticidade? Acho que não! Se avaliássemos tudo que está ao redor de nossos corpos e olhássemos com uma visão crítica o que esta acontecendo no mundo, as coisas seriam diferentes. Criticar não é falar mal ou falar bem, é falar a coisa certa na hora certa. Infelizmente, na maioria das vezes falamos na hora errada e coisas erradas.
Ter o senso crítico e ter um olhar diferente, um olhar inteligente, é enxergar as coisas de outro modo. Quando fazemos bobagem, não estimulamos o nosso senso crítico, mas se acertamos é sinal que o usamos. Você já ouviu falar de crítica construtiva? Para mim, esse negócio de crítica construtiva é conselho. E aí é que se instala a dúvida: se conselho fosse bom não daríamos ou venderíamos? Ou seria uma crítica que estou fazendo agora, sobre conselho? A criticidade humana é mais forte quando nos reunimos ou não faz a diferença? Claro que faz! A crítica coletiva é o despertar de uma visão que fica obscura solitariamente. É colocar para fora seus sentimentos e sua opinião. Criticamos para melhorar, para dar o direito de resposta às coisas que vimos e gostaríamos de falar.
Pessoas inteligentes utilizam mais o senso crítico, porém há uma tendência a utilizar em favor próprio. Certas profissões utilizam mais o senso crítico do que outras. Na magistratura, por exemplo. Atua o senso critico pela razão e não pela emoção. Ter o discernimento para uso do senso crítico correto seria o ideal, mas muitas das vezes não sabemos utilizar a criticidade. Interpretamos as coisas sem um bom senso, sem utilizar a crítica. O ato está correto e ou errado? Podemos simplesmente ir agindo, ou temos que parar, verificar, pensar, e criticar? Temos dúvida? Opa! Então está na hora de usarmos o senso crítico, mas utilizar da maneira mais correta possível. Mas como, se criticar não é certo ou errado? É interpretar, discenir entre a verdade e o erro, e não entre o certo e o errado.
Muito bom esse comentario sobre a critica muito bom é verdade mesmo o que disse, sabe as vezes gostamos de fazer crítica, mais não aceitamos a critica.
nossa muito legal, adorei, por sinal sou uma pessoa, um individuo,muito critico
ps: critica construtiva:
xau …………