O que é ser solidário
Hoje, no fim de tarde, um amigo de muitos anos de empresa me disse: se você tiver um agasalho velho em casa e quiser doar, será de bom grado. Voltei para casa pensando no assunto que me despertou atenção. Por que só nos lembramos do frio quando sentimos frio, da fome quando temos fome, do calor quando sentimos calor, das alegrias quando nos lembramos de bons momentos? Talvez a resposta seria: porque sentimos falta! E justamente a falta de solidariedade é que prejudica o mundo.
Hoje, para maioria das pessoas, não existe em seu dicionário a palavra solidariedade ou talvez seu significado não esteja bem claro. Eu me orgulho de ter ao meu lado um amigo de muitos anos que pratica, acredita na palavra “solidário”. Existem outros colegas e pessoas que poderíamos citar como Betinho, que praticou e deixou sua eterna campanha contra fome, justiça, a desigualdade social. Praticar a solidariedade não é doar só quando se lembra, não é dar comida a quem tem fome, não é dar água para quem tem sede, é dedicar parte de seu tempo para quem precisa de ajuda. A doação faz parte das inúmeras coisas que podemos fazer na hora de sermos solidário. Não é a doação que lhe faz solidária, e sim a vontade de ajudar ao próximo. Obrigação ou ajuda? Acho a palavra obrigação muito forte, e não gosto de usá-la. Temos a escolha de ajudar ou não.
Ninguém é obrigado a ser solidário, somos porque queremos ser, e não por obrigação. Quem é solidário por obrigação não é solidário. Já ouvi diversas vezes pessoas falarem: eu não tenho tempo, ando tão atarefado, já basta minha casa, tem que faça por mim, e ainda alguns dizendo: “ninguém faz nada por mim, por que eu faria pelos outros?”. Conheço uma pessoa que faz, se dedica, tem sempre um tempinho para dar um telefonema, se atende e não pode falar com certeza irá retornar! Nunca o vi reclamando de nada quando o assunto é solidariedade.
Responsabilidade social é ser solidário? Acredito que sim, em uma amplitude maior, onde indiretamente ajudamos os outros sem a intimidade que afugenta o cidadão e que deixa de praticar a solidariedade, para não se envolver com o próximo. Ser solidário é: envolver, ser uma opção para solução, sentir o problema do outro, deixar pra lá o orgulho, praticar o carisma, a empatia, é amar sem ter que ser amado, lembrar do próximo em todos os momentos que temos a oportunidade de praticar o bem, ser amigo oculto. Pratique, tente, não desista, faça o bem sempre que possível, seja um voluntário oculto se quiser, doe por vontade de doar. Já que é fácil dizer: “não custa nada doar”, então dê tudo que tem! Seja um cidadão, seja um brasileiro solidário!
Adorei esse texto 🙂
,e ajudou d+ na escola!!!parabens!!
adorei me ajudou muito………!!!
um bom
muito bom
PARABÉNS muito fera!!!!!
ADOREI GOSTEI MUITO!! PARABÉNS !!ME AJUDOU MUITO TCHE
Adorei essa pulblicação, acho que não existe nada melhor do que sermos solidário com o nosso próximo, devemos sempre ajudar a quem precisa, pois nunca se sabe como será o nosso amanhã. Faço parte de um grupo da Igreja católica Jovens Solidários e foi muito bom para mim, me ensinou muita coisa, principalmente ajudar a quem precisa…
PARABENS ME AJUDOU MUITO, na escola Elyte –
resposta certa
EUGSTEI MUITO ELE ISSENTIVA A PESSOA SER SOLIDARIO
ola eu sou o joao da escola da terça de cima eu venho hojea escola
uma pessoa solidaria e ajuda qum preçisa realmente de ajuda e nao jugar ninguem pela a aparencia e nao pelo o que sao…
bjsssssssssssssssssssssssssss
sersolidario é legal………………
OI AMIGOS, ESTOU AQUI DESESPERADA PARA PEDIR UMA AJUDA. ESTOU GESTANTE DE 7 MESES E SÓ AGORA DESCOBRI QUE VOU TER DUAS MENINAS (GEMEAS). MINHA SITUAÇÃO JÁ ESTAVA DIFICIL AGORA FICOU PIOR. PQ AINDA NÃO TENHO NADA PARA ELAS. TENHO MUITO MEDO DO FRIO, E POR ISSO PEÇO QUE ME AJUDEM COM ROUPINHAS USADAS E FRALDAS. ESTOU COM PROBLEMA NA BACIA LOMBAR, DEVIDO AO PESO DA BARRIGA. POR ISSO MAL POSSO ME LOCOMOVER. EU ACEITO TUDO COM MUITO CARINHO. TERMINO ESSA MENSAGEM COM O CORAÇÃO CHEIO DE LÁGRIMAS. ACEITO DE CORAÇÃO. MEU ENDEREÇO É ESTRADA DA RIVIERA N.540 JARDIM FIGUEIRA GRANDE SÃO PAULO SP CEP 04916000. TELEFONE 11 60272440. OBRIGADA. ATT MIRIAM.
addddddoooooooooooooooooooooorei
trabalho da chacha :D:D
I love this !!
Agora eu tenho que mostrar para o meus pais e muito lindo!!
Obrigada!
Blz.Vcs são legais. me ajudaram muito!Por isso são legais
Olá!
Peço ajuda, na verdade uma dica de como posso trabalhar o que eu quero fazer, estou arrecadando roups e coisas que possam ajudar pessoas carentes em ilhas de muita pobresa aos arredores de porto alegre, mas gostaria de saber como devo distribui-las? se puder me dar um toque te agradeço
se tu puder me responder por email pq leio com frequencia,ok
abraços
leticia
Olá Letícia, bom dia!
Me chamo Lorena Mazzotti, sou de Marilena Pr
Embora já faça bastante tempo em que você publicou neste blog, achei bem interessante sua preocupação em servir ao próximo, se desejar procure um Clube de Rotary em sua cidade, eles tem projetos lindíssimos e de muita importância para a comunidade local e até internacional. Conheça a história do Rotary você vai se encantar a Fundação Rotária.
Deus abençoe você e sua família, um abraço.
Lorena Mazzotti Pessoa.
44 988288303 whadsap
eu gostei muito e mim ajudou muito
Adorei!!!Estou iniciando um projeto cooperativo e interdisciplinar p crianças d quinta e sexta serie…
Temas a serem trabalhados…Ser solidário, Ter respeito,Ser sincero,Dizer sempe a verdade,Cooperar, Não agredir o seu semelhante, Ter bondade, educação e responsabilidade,perdoar, Dialogar, Agir conforme a consci~encia e de acordo com os valores éticos e morais….
Pode me ajudar???
obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaa
Gostaria de saber como me achou?
DEUS O ABENÇOE PELA SUA BONDADE.
Quem dá, recebe mais. DEUS O ABENÇOE E à SUA FAMÍLIA.
DE MAIS! ME AJUDOU MUITO, EU ACHEI SENSACIONALLLLL VCS FIZERAM UM TRABALHO ESPETACULAAAAAAAAAR
eu gostei, mi ajudou muito!!parabens!!!!