Bloguto

Meu passa tempo…

Correr – saúde ou modismo?

Pergunto-me : aonde estão aqueles que realmente praticam o esporte da corrida? Iniciei minha maratona há poucos meses, quando fui convidado por uma amiga da faculdade, e hoje criei gosto pela coisa. Pratico de três a quatro vezes por semana, mudei minha alimentação e me sinto bem melhor fisicamente e mentalmente. Na minha primeira corrida, me inscrevi sem dizer nada no início, simplesmente pensei – vou ver no que vai dar, e deu! Achei muito interessante a confraternização pelo mesmo objetivo – correr! Será?

Pouco tempo depois, me inscrevi na segunda prova e o número de pessoas era maior, mais colegas, e amigos. Passou mais um tempo e me inscrevi novamente, e quase não havia mais vagas. O número de inscritos e os valores das inscrições foram subindo assustadoramente. Mas o número de colegas ia diminuindo, outros corriam, mas não se inscreviam. Alguns nem sequer apareciam mais. Continuei a treinar e me inscrever, e sempre consulto meus colegas : vamos correr? Com diferenças entre as respostas, percebo que algo no ar mudou e me pergunto: correr é saúde ou modismo?

Para alguns, será passageiro e, para outros, será eterno ou bom até que dure. O modismo leva àquela tendência de comprar, fazer, falar e ser o que todos são no momento, ou seja, a pessoa segue as idéias dos outros ou vê várias “pessoas” fazendo e resolve copiar. Todos do mesmo jeito, mesmas roupas, mesmo corte de cabelo, mesmo jeito de falar, e também de correr. As pessoas que seguem o modismo normalmente não conseguem ter o retorno do benefício que o ato de correr lhes proporciona. Se o indivíduo não praticava nenhum esporte, dificilmente se adaptará com menos de 6 meses em sua nova atividade e metabolismo. Para os que treinam uma ou duas vezes por semana, a prática de correr não se torna um modismo, mas para os que treinam apenas na véspera das provas, provavelmente desistirá na terceira ou quarta prova. Se um de seus amigos desiste, a chance de desistência do grupo é enorme. Então, o modismo é uma praga? Não acredito nisso.

Na verdade acredito que devemos experimentar para ver qual é da moda, e se gostarmos o modismo vira um hábito.  Se for bem escolhido, se torna uma prática saudável. Esqueçam de ser como os outros querem que seja, faça do jeito que você quiser ser, pois assim sua opinião e vontade própria tendem a serem respeitadas. Se você é um modista, aconselho que saia dessa! Seja como você quer ser! Esqueça os outros!!! Mas eu recomendo que pratique hábitos saudáveis como o esporte, seja feliz e compartilhe com alguém.

Auguto Guimarães

22/08/2009 - Posted by | Correr |

5 Comentários »

  1. Augusto,

    Para mim é hábito e acho que privilégio de poder correr com a idade que tenho (58). Estou no Ibira faça sol, chuva, frio, não importa, estou sempre correndo. Tudo isso, com disciplina. E o premio disso tudo: o bem que nos faz para o nosso dia a dia com a família, amigos e colegas de trabalho.

    Abraço,

    Takeo

    Comentário por wilson takeo | 29/08/2009 | Responder

    • Takeo, é isso ai… a recompensa vem correndo também!

      Continue assim, parabéns!

      Augusto

      Comentário por bloguto | 30/08/2009 | Responder

  2. Guto,

    Penso que cada vez mais a corrida esteja virando hábito. Correr está mais fácil. Há cada vez mais oferta de provas, iPods, frequencímetros, GPs, serviços de treinadores etc. Ao mesmo tempo, cresce a preocupação com bem-estar e qualidade de vida entre as pessoas.

    Já há 4 milhões de corredores no Brasil. Ainda é pouco se compararmos com os EUA. Mas a corrida já é o segundo esporte mais praticado no Brasil, perdendo apenas do futebol.

    Parabéns pelo blog! Visitarei sempre.

    Forte abraço,

    Cassio

    Comentário por Cassio Politi | 27/08/2009 | Responder

    • Caro Cassio, acho que vc está certo e não importa se é modismo ou não, o importante é praticar esporte!

      Comentário por bloguto | 28/08/2009 | Responder

  3. Augusto, realmente parte das pessoas que hoje correm estão nessa devido ao modismo e como você tive vários colegas que começaram e pararam… correr é fácil mas precisa de disciplina e aí que o bicho pega! Obrigado pelo comentário no meu blog e não tenho twitter (não do conta de tanta coisa… rsrsrs).

    Comentário por Rogério | 25/08/2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: