Bloguto

Meu passa tempo…

Que tipo de corredor você é?

Será que tem alguém...

Vários tipos de corredores...

Ao longo de meses, fiquei observando os colegas, amigos e simpatizantes da corrida e pude perceber que existem diferentes tipos de corredores. Tudo iniciou no treinamento realizado num sábado com o pessoal da BHRACE na Pampulha. Pensando sobre isso, então, queria saber em que tipo eu me encaixaria melhor.

Como seriam os corredores existentes no meio? Acho que podemos começar pelo corredor fanático: é aquele que corre freneticamente, utiliza todos os meios de preparo, como planilhas, tênis, frequencímetro, GPS ou não!! O que importa é correr…

Temos também o corredor Magazine: tem como objetivo periódico aparecer e falar dos mais variados assuntos, sabendo de todas as promoções e novidades do meio. Corredor discreto: quase nunca aparece no meio, corre em lugares pouco freqüentados, usa acessório ou não, mas está em plena forma. Estou ficando preocupado, acho que tenho um pouco de tudo até agora, seria então corredor multifunções?

O melhor local para se perceber o tipo de corredor existente no mercado não é na corrida, mas sim em locais freqüentados pelos próprios. Vejamos então outras categorias de corredores. Corredor peidorreiro: nossa esse é o pior deles, infelizmente já tive a oportunidade de ficar ao lado de um. Nessas horas o seu batimento cardíaco pira, pois paramos de receber os 17 por cento de oxigênio necessários para abastecer o nosso pulmão. Se o vento tiver contra, não se percebe-se, mas a favor, ferrou! O corredor peidorreiro ainda acha que ninguém vai perceber sua flatulência, pode? Corredor tanquinho: corredor masculino ou feminino que corre com a barriguinha malhada de fora, zombando dos gordinhos (eu considero uma afronta contra a categoria dos corredores azeitonas).

Agora eu vou explicar o azeitona: com leve protuberância abdominal, não adianta emagrecer, pois seu formato ósseo é de uma azeitona e sempre vai ter aquela barriginha. Existe a vantagem que se pode fazer ou extrair um excelente azeite extra-virgem, mas são raros os casos. Temos o corredor Fashion Week: não corre nada e fica desfilando com a mais nova tendência de mercado. Aliás, é que mais tem no mercado ultimamente.  Corredor ciumento: corredor que começa a correr porque o parceiro ou a parceira corre. Duram pouco tempo, depois caem na realidade e voltam para cama. Corredor profissional: corre bem, dedica o tempo todo aos treinos e não liga para conversa fiada, normalmente é simpático (a) e manda bem em todos os treinos. Corredor convencido: pode até correr bem, mas é sempre o melhor que os outros e sempre tem razão, entende de todo tipo de lesões, sabe todo tipo de tratamento, melhores acessórios e ninguém quer. Corredor blogueiro: esse eu conheço bem, fala bobagens em seus post’s ou não, vive correndo nas corridas, adora fazer amizades, tem hora que é chato, hora legal, revela tudo e todas as corridas, mesmo sabendo que os amigos lêem só para agradá-lo, metido a sabe tudo, nem sempre corre, mas finge que corre.

Corredor Twitteiro: esse é raro encontrar, twitam entre uma passada e outra, mas correm sem problemas. Enfim, estamos chegando ao final e temos também o corredor disciplinado: para esse corredor em especial vou dedicar meu post, acorda cedo normalmente de madrugada, treina com ou sem planilha, cuida da alimentação, tem bom relacionamento, trabalhador, gosta de ajudar quando pode, faz questão de encontrar com amigos nas provas que participa, treina mais de quatro vezes por semana e não reclama. Pode não ser os melhores dos corredores, mas se destaca entre eles. O que acho legal é que nos Twitter’s Run temos de tudo e todos participam de igual para igual, isso é democracia! Agora que tipo eu sou? E você, se encaixou em algum?

Abraços CorreGuto!  www.bhrace.com.br

Anúncios

17/02/2010 - Posted by | Correr

23 Comentários »

  1. KKKK…ri muitos dos tipos de corredores Guto, ainda mais do peidorreiro…kkk…Cara vc esqueceu do corredor gambá aquele que mal começa a suar e fede pacas…rsss…
    Valeu meu caro boas corridas e um bom final de semana.

    Um abraço.

    Comentário por Jorge Cerqueira | 24/04/2010 | Responder

  2. Eu gostei muito seu post, tem muito a ver comigo, me identifiquei!!! rsrsr Parabéns pelo post!

    Comentário por Marlee | 20/04/2010 | Responder

  3. Muito bom!!Certeza que cada um que leu se identificou com um perfil. Os opostos “tanquinho” e “azeitona” foi hilário.Eu costumo correr apenas de top, sem camisa, mas nem de longe com a intenção que está exposta no post…rs.
    Grande abraço!!

    Comentário por denise | 19/04/2010 | Responder

  4. corredora psico, claro!
    70k por semana não está sendo suficiente

    Comentário por pleasureisallmine | 04/03/2010 | Responder

  5. Simplismente SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por Regina | 26/02/2010 | Responder

  6. Confesso que sou uma corredora meio fashion e tentando encontrar uma adaptação para a twitterrunning (se vc conseguir primeiro, me passe as dicas!) Mas o que mais me delicia nas corridas é o que ninguém vê, mas que fica estampado nas nossas expressões faciais, e que muita gente ainda confunde com sofrimento… Não há nada melhor do sentir os efeitos daquela injeção de endorfina… e a amizade construída nos grupos de corrida??? Sem contar as mudanças observadas na aparência (salve auto-estima!!) e na saúde, depois de se incorporar a corrida ao nosso hábito de vida.

    Beijos e por favor, continue traduzindo o que não conseguimos expressar tão fidedignamente!!

    Comentário por Lílian | 19/02/2010 | Responder

  7. que post massa, guto!
    tem horas que sou fanática, tem horas que sou discreta. mas acho que o tipo mais comum que habita em mim é aquele de quem está aprendendo, então absorve tudo ao mesmo tempo agora! aquele tipo que tem sede de correr e enche o peito de endorfina e deixa armazenada até o próximo treino. aquele tipo que acorda de madrugada num domingo, tão feliz quanto criança que ganha brinquedo novo. ah, é uma mistura de tudo.
    o importante é que, qualquer que seja o tipo, eu me apaixonei pela corrida. penso que corro, então corro. falta muito pra percorrer, mas eu corro. e espero correr toda vida!
    e já que eu corro e twitto, sou twittersrun!
    bjbjbjbj
    cáu

    Comentário por Cáu | 19/02/2010 | Responder

  8. Meu amigo … excelente POST !!!! Sensacional mesmo … creio que tenho um pouco do FANÁTICO … e nem um pouco do ZÉ DO PEIDO … o qual já tive o desprazer de encontrar em provas …e além do ZÉ DO PEIDO … tem o MIJÃO que te corta o caminho para dar aquele mijada … creio que poderiamos listar vários tipos de CORREDORES mas uma coisa é certo é algo democrático e que só trás alegrias !!!

    Parabéns Meu amigo e Sucesso Sempre !!!

    http://porqueeucorro.blogspot.com/

    Comentário por Eduardo Acacio Silva | 18/02/2010 | Responder

  9. Oi Guto!
    Fui lendo e identificando amigos em cada tipo de corredor listado em seu texto…o universo da corrida de rua é fascinante, tem tipo de todo o jeito!
    Abs,
    Edu Rocha
    @rocha_eduardo

    Comentário por Eduardo Rocha | 17/02/2010 | Responder

  10. Amigo Guto,
    Acho que já fui corredora Fashion Week, comecei como corredora ciumenta e hoje acho que me encaixo mais como uma corredora disciplinada. Acima de tudo, eu amo a corrida, ela me faz feliz.
    Um grande beijo, Pati.

    Comentário por Pati Gomes | 17/02/2010 | Responder

  11. Ahaha! Sei não, acho que tenho alguma coisa de fanática e de discreta, com a diferença que nunca estou em forma!!
    Adorei
    bjs
    miriam

    Comentário por miriam | 17/02/2010 | Responder

  12. A gente lê e dá risada, certamente se reconhecendo em alguns tipos. Eu sou a corredora que simplesmente ama correr, ama esse universo da corrida, ama os amigos corredores. Essa é a vida que vale a pena ser vivida. Beijo!

    Yara

    Comentário por Yara Achôa | 17/02/2010 | Responder

  13. Olá Guto !

    Gostei do teu post, ele realmente nos faz refletir sobre as diversas personalidades, eu por exemplo me considero um anarco-corredor apesar de treinar em uma equipe de corridas com 90% da frequência, mas assim como os anarquistas políticos ou religiosos sempre estou duvidando da verdade absoluta dos doutores em medicina ou baichareis em educação fisica, acho que cada um de nós podemos desenvolver nossa verdade interior, usando do instinto e do bom senso simultaneamente, ou como dizia Raul Seixas, “Controlando a minha maluquez. Misturada com minha lucidez”.
    Eu por exemplo me sinto super bem treinando no Cemitério de Vila Formosa ou quando corro uma prova de 50 km correndo com uma câmera fotográfica de médio porte na mão, inclusive fiz um post para cada “maluquez” que ainda pratico, da uma olhada:

    Veja o motivo de eu gostar de correr maratonas e ultramatonas com a câmera fotográfica:
    http://marcosvianapinguim.blogspot.com/2009/08/minha-estreia-no-mundo-dos-blogs.html

    Veja o motivo de eu gostar de corre no Cemitério de Vila Formosa:
    http://marcosvianapinguim.blogspot.com/2009/08/marcos-viana-pinguim-o-corredor-do.html

    Abraços !

    Marcos Viana “Pinguim”
    http://twitter.com/ultrapinguim

    Comentário por Marcos Viana "Pinguim" | 17/02/2010 | Responder

  14. Guto, adorei! Acho que eu sou a corredora disciplinada, apesar de não me destacar. Sou uma carrasca comigo! Não me permito comer tranqueira, a única exceção e para uma tacinha ou outra de vinho tinto (só tinto), que eu não sou de ferro. Acordo de madrugada e corro ainda no escuro. Será que eu sou muito pentelha? Beijinho da titia.
    Biba.

    Comentário por Biba | 17/02/2010 | Responder

  15. Guto, eu com certeza sou um tanto fanática e também disciplinada… acabo tendo um pouco de alguns outros tipos também… mas me resumiria nessas duas categorias!!! Ah, sim… e acima de tudo, sou #Twitter’sRun!!!
    Abraço!!
    Jussara

    Comentário por Jussara | 17/02/2010 | Responder

  16. Ah Guto,eu não consegui me enxergar só num tipo não.Acho que todos temos alguns desses tipos dentro de nós.O importante é correr e fazer amigos.E amigos,assim como nós mesmos,sempre tem defeitos .Vou começar a observar melhor aqueles que correm comigo.

    Comentário por isabel | 17/02/2010 | Responder

  17. Gutão, primeiramente parabens pelo post!!!
    Acho que temos um pouco de cada “tribo”, isso sim é democracia e dessa democracia que nasceu os Twittersrun, e tenho certeza que muitos se identificaram com a proposta dessa tribo. Acho que temos muitas coisas em comum e isso faz de nos, Twittersrun, um canal para estabelecermos mudanças necessárioas no esporte, principalmente nas corridas…..Só precisamos identificar como podemos usá-la.
    Grande abraço..

    marcoboss
    #Twittersrun

    Comentário por Marco Aurelio Bossetto | 17/02/2010 | Responder

  18. Divertido post Guto, identifiquei vários tipos na BH RACE! Adorei a foto.

    Comentário por Iuri Lage | 17/02/2010 | Responder

  19. Ê Guto, você acaba passando muita gente pra trás, com os seus comentários interessantes!
    Continue correndo e escrevendo!
    Tia

    Comentário por Maria Lúcia Jacob | 17/02/2010 | Responder

  20. Recentemente me taxaram de Corredor Alternativo. Ta aí! Gostei! Até mesmo porque veio de alguém que conta com todo meu respeito e carinho.

    Um abraço!

    Comentário por george | 17/02/2010 | Responder

  21. Boa Gutão!
    Muito legal seu post!
    O corredor peidorrento pensa que está de carro turbinado. O melhor a fazer nesse caso e ultrapassá-lo ou mudar de pista. hehehe
    Nunca parei para pensar no meu rótulo de corredor, simplesmente corro. Sei lá.
    Você parece ser um corredor observador, porque para conseguir listar essa quantidade de “tipos”, tem que ser muito observador.
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    Comentário por Antonio Colucci | 17/02/2010 | Responder

  22. há há há … faltou eu, corredor tartaruga… acha q corre, participa de várias provas e fica “se achando” !!! há há há
    bjão

    Comentário por Claudinha | 17/02/2010 | Responder

  23. Guto,
    Todos nós temos um pouco de cada estigma apresentado. E é isso, a diversidade, que nos torna um grupo tão interessante.

    Abs.
    Cesinha

    Comentário por cesinha | 17/02/2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: