Bloguto

Meu passa tempo…

Questionar !

 

                  Certa vez, um funcionário estava em uma de reunião de diretoria, era “Um auxiliar, um mero convidado participando no canto da sala”, ouvindo tudo e prestando atenção nas palavras do presidente da empresa, onde tudo era novidade. Ele nunca tinha participado em uma reunião com o presidente da empresa.

                   Em um determinado momento, o presidente falou e passou uma recomendação à diretoria e que as gerencias seguissem a mesma recomendação a partir daquela data. Ficou observando o semblante das pessoas que deveriam seguir a tal recomendação, percebeu que eles tinham acatado  a recomendação da seguinte forma: para alguns ficou a dúvida, para outros, ordens são ordens, e para ele o por que? Não entendeu o por quê daquela recomendação.

                   Muito vergonhosamente, ele levantou a mão e todos olharam para ele, pois “ele era de outro planeta, no mínimo”, e o presidente da empresa fitou-o e perguntou: “pois não”!  Senhor – disse: eu não entendi a recomendação que o senhor passou? Ele observou e voltou para reunião, perguntando a todos: “Alguém mais não entendeu”? Claro que ninguém teve a coragem de assumir que não entendera a tal ordem. Então ele se explicou. Já entendo a tal ordem, voltou-se para ele novamente e o questionou novamente: “Por que não fazemos assim, em vez de ser como o senhor falou”? Nessa hora, alguns olharam para ele e pensaram “ele estará na rua amanhã” e o presidente questionou o porquê de achar melhor de outra forma. Ele respondeu: “porque temos a solução na nossa frente“?!  

                  Para quem achava que ele ficou desempregado, errou forte mente. Hoje tem vários anos de empresa e é um dos principais colaboradores e sempre coloca o porquê para cada resposta, em problemas que tenta resolver, e coisas novas que aprende.

                  O ato de questionar tem mais haver com o aprender, o confirmar, afirmar é colocar prova o que foi dito. Hoje o cidadão está aprendendo a questionar coisas que antes tinha que ouvir calado. Ouvir é necessário, mas se omitir, não falando seu ponto de vista,  é burrice. Para pessoas inteligentes seu questionamento se correto “pq” tem grande valor. Mostra que você prestou atenção no que foi dito e talvez queira saber mais ou tenha outra resposta.

O questionar é necessário para muitas respostas não dadas a sociedade. É ter nas mãos a ferramenta da palavra.

17/07/2009 - Posted by | Papo sério!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: