Bloguto

Meu passa tempo…

O que acontece quando não se usa um bom tênis para corrida…

Quando iniciei meus treinos, utilizava o meu simples “Reebok”, não corria tanto como hoje e minhas distâncias eram bem pequenas. Com apenas três meses de uso, o tênis começou a se desmanchar, conforme foto abaixo.

Meu primeiro tênis quando comecei a correr.

Meu primeiro tênis quando comecei a correr.

Deformaçôes causadas em tênis não apropriado.

Deformaçôes causadas em tênis não apropriado.

Reparem que as pontas da sola simplesmente foram arrancadas com o impacto do meu peso, que não era pouco na ocasião, “99kg”, pesado né?  Mesmo assim, corria com ele e não sentia dores específicas além das normais, já que eu estava iniciando meu condicionamento.

Depois, então, resolvi comprar dois tênis: o primeiro um “Adidas”, para corrida de curtas distâncias e sem nenhum amortecimento  – meu erro mais grave – e na mesma ocasião um “Olympicus”, super macio, mas muito pesado – meu segundo erro. Até então, achava que minha pisada era supinada, baseando-se nos desgaste dos outros tênis que tinha.

IMAG0294

Não tenho fotos do meu tênis “Adidas” mais, mas foram apenas dois meses de uso e fiquei com dores extremamente localizadas e bem fortes. Parecida que meus joelhos e minha bacia tinham sido triturados. Com dores muito fortes, resolvi procurar um ortopedista especializado na região da bacia.  Segundo o Dr. Edson Paiva, as dores foram ocasionadas pelo uso incorreto do calçado. Analisando minha pisada, ficou constatado que tenho pisada pronada, e não supinada. Sentia dores horrorosas na região da cabeça do fêmur depois das corridas. Resultado – muito gelo e antiinflamatório, e que não resolveram o meu problema. Fiquei observando o desgaste do tênis achando que saberia o meu tipo de pisada – terceiro erro. As dores vieram depois que comprei um tênis supinador, pois o tênis forçava a rotação da perna para lado oposto da bacia, forçando-a a girar, criando uma instabilidade e um desgaste maior na cabeça do fêmur.

Desgaste nas laterais. Como se fossem supinador... errado!!

Desgaste nas laterais. Como se fossem supinador... errado!!

Reparem bem no tênis acima, cujo desgaste está excessivo na lateral de fora do calcanhar. Olhando por esse lado, percebe-se que a pisada originou-se de fora para dentro, ocasionando uma deformação no solado do tênis. Podemos perceber também que há um desgaste de arrasto no início da sola. Conclusão: tênis errado para correr, sola macia demais e muito pesado.

Resolvi então correr com outro “Nike Air” que tenho. Esse não era para corrida e sim para praticar tênis em quadra de saibro. Conclusão: não terminei nem o primeiro km.

Não dei conta de correr 1 km

Não dei conta de correr 1 km

Passando por essas dificuldades, resolvi comprar um “Mizuno Wave Sparck”. Boa estabilidade para pisada pronada, boa ventilação e com um leve amortecimento. Esse sim, resolveu meus problemas de dores na bacia. Podemos observar na foto abaixo o desgaste natural do tênis de um corredor pronador. O desgaste já começa no calcanhar na parte de dentro da sola, continuando até o início do tênis.

Desgaste na parte interna do solado. Pisada de um Pronador.

Desgaste na parte interna do solado. Pisada de um Pronador.

Tênis correto para mim.

Tênis correto para mim.

Quebrando um paradigma, resolvi experimentar uma marca pouco usada no meio, o tênis “ New Balance” ! Com as características muito parecidas com o da “Mizuno”, o tênis “N” me surpreendeu quanto ao requisito amortecimento, principalmente por se tratar de um tênis para pronador. Normalmente esse tipo pisada, leva-se em consideração a estabilidade e rigidez, mais do que o amortecimento. Até o momento é um dos melhores que eu já tive. O modelo adquirido é o da linha 700.

Parte interna do tênis preparada para pronação.

Parte interna do tênis preparada para pronação.

Outra informação importante também é o tamanho do calçado. O ideal é que sobre uma folga na ponta conforme a foto mostra, devendo ficar firme no calcanhar e ter um bom cadarço. Nas provas de longas distâncias, os corredores mais experientes utilizam vaselina na sola do pé. A substância forma uma película protetora, diminuindo o atrito, e o mais utilizado entre os corredores é o “KY Gel”.

Folga correta

Folga correta

Pisadas

Pisadas

Folta de lubrificação e tamanho incorreto.

Falta de lubrificação e tamanho incorreto.

Tipos de pisada

Anúncios

18/10/2009 - Posted by | Correr

11 Comentários »

  1. Comecei a correr em janeiro de 2015. 2 dias por semana. No final de abril corri minha primeira corrida de 5 km. Fiz um tempo de 24 minutos. Bom para quem tem 43 anos. Corria com um tênis olimpicus que eu tinha. Normal. Resolvi então comprar um tênis adidas proprio para corrida….meu grande erro! Dois treinos depois que usei o tenis apareceram umas dores terríveis no joelho direito! Agora estou sem poder treinar! Não sabia que o tênis tinha o tipo de pisada especifico e o site da ADIDAS não avisou o tipo de pisada do tenis que comprei!

    Comentário por Paulo | 07/05/2015 | Responder

  2. Não vou virar maratonista e apenas para correr 1hora a cada 1 dia apenas para perde peso, acho que o maratonista realmente deve ficar atento a esse detalhe e saber disso, nada que ir no ortopedista ou fisioterapeuta faz esse tipo de exame.

    Comentário por dark9999 | 30/08/2014 | Responder

  3. Olá, Boa Noite !

    Estou com sério problema…. me inscrevi numa corrida aqui em Santos para os 10KM, no dia 16 de maio…

    Me indicaram para comprar um tênis com gel, fui na Decathlon de Praia Grande, há 02 semanas atrás e a vendedora me indicou um ASICS Kayano 15 (paguei quase $ 400,00, , que serve para todos os tipos de pisadas… bem comecei a treinar e somente na minha perna esquerda eu sinto uma super dor uma hora na tibia outra hora na batata da perna, a minha perna direita não acontece nada, ela é ótima…

    Hoje fazendo uma avaliação física descobri que a minha pisada é supinada, além de descobri que o tênis que eu estou usando é pronado… resumindo não tenho dinheiro para comprar outro até a corrida… existe alguma palmilha que possa corrigir isso, vou tentar mudar a minha pisada ?

    Eu quero tanto completar os 10 KMs…… eu não quero desanimar…..estou tão triste, pois já é tarde para trocar o tênis na loja….

    Obrigada pela sua atenção…

    Abraços,

    Kety

    Comentário por Kety Furno | 17/04/2010 | Responder

    • Kety,
      “Engraçado” ver esse seu post, longe de mim achar engraça em dor, comecei a pesquisar na net para tentar entender melhor minhas dores.

      Estou sentindo a mesma coisa, dores apenas na tibia esquerda, proximo do joelho, isso tudo começou apenas depois de utilizar um kayano 15! Antes tinha um nimbus 13 e nao sentia nada, fiz um teste de pisada, apenas com filmagem, a vendedora me falou que tenho pisada pronada, então comprei o kayano..

      obs: corro muito pouco, 2 x por seman 5km apenas.

      Sera uma coincidencia?

      Comentário por Denis Campello | 20/01/2013 | Responder

  4. Olá Estou pensando em comprar um tenis Olympicus mas sou atleta amador.
    Conferi alguns preços e gostaria de algumas sugestões. O tenis é meio caro da Olympicus. Recomenda algum outro ou a Olympicus?

    Comentário por Marcelinho | 27/10/2009 | Responder

  5. Excelente post. Na busca por informação para comprar um tênis correto para um iniciante na corrida (pra manter a forma só) li vários sites, mas este post foi o esclarecedor. Parabéns.

    []

    Comentário por Alan | 23/10/2009 | Responder

    • Fiz este post, pq doeu no pé… rsss valeu!

      Comentário por bloguto | 24/10/2009 | Responder

  6. Belo Post, amigo Guto! Muito interessante! Você acredita que, até hoje, tenho dúvidas sobre minha pisada? Pois é… Preciso fazer um novo teste para confirmar se realmente piso de forma supinada. Os meus tênis normalmente se desgastam mais na parte externa, porém não dá para ficar confiando, né…

    Abraço e bom final de semana!
    Kleber RG – http://kleber-rg-runner.blogspot.com/

    Comentário por Kleber RG | 23/10/2009 | Responder

  7. Descobrir o tênis correto é dificil…tem anos que utilizo o Pró Runner da Mizuno, indicado para pisada normal com pronação leve, é um modelo bem leve e macio.
    Em função da mudança de minha pisada para pronação severa, foi indicado um tenis + pesado e duro, não consegui adaptar.
    Não tem como participar de uma maratona com um “pisante” te incomodando…tenho de fazer novos testes e pesquisar outros modelos de tênis, isso vai demandar um certo tempo.
    Parabéns pelo Blog
    Abs,
    Edu Rocha

    Comentário por Eduardo Rocha | 23/10/2009 | Responder

  8. Valeu Guto!
    òtimo post, com certeza um bom tênis faz toda diferença na corrida.

    Abraço

    Tiago Antunes
    http://www.vodoismax.blogspot.com

    Comentário por tsantunes | 20/10/2009 | Responder

  9. Grande Post… muito didático e prático … fotos como ótimas referências !!!!

    Parabéns !!!

    http://porqueeucorro.blogspot.com/

    Comentário por Eduardo Acacio | 20/10/2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: